QUEM É JESUS?

“15 Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; 16 pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. 17 Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste…19 porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude… 21 E a vós outros também que, outrora, éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras malignas, 22 agora, porém, vos reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte, para apresentar-vos perante elesantos, inculpáveis e irrepreensíveis,….”(Colossenses 1.15-17, 19,21,22).

Jesus é o nosso Deus

Alguns de colossos pareciam pensar que Jesus Cristo era como um anjo, ou um mensageiro de Deus. Isso tinha a sua importância, mas Ele seria apenas um entre muitos mestres espirituais. Paulo afirma que estavam completamente errados. Olhem para Jesus – dizia ele – e vejam o próprio Deus (v.15,19). Se você quer saber como agradar a Deus pela maneira como você vive, ouça os ensinamentos de Jesus, siga o Seu exemplo. Sua autoridade é única, portanto não sejam levados por pessoas que afirmam ser Ele apenas um dos muitos líderes religiosos.

Jesus é o nosso Criador

Jesus estava agindo junto com o Pai quando o mundo foi criado. Paulo chega até dizer que o mundo foi feito “para” Jesus (v.16). A vida só tem sentido pleno quando Jesus é colocado em primeiro lugar (v.17). Existe algum setor da sua vida que não está indo muito bem no momento – amizades, talvez, ou frustração dos seus sonhos ou ambições? Quem sabe é porque você está excluindo Jesus destas áreas?  

Jesus é nosso amigo

A morte de Jesus abre o caminho para nós pedirmos o perdão de Deus e estarmos completamente com Ele (v.22). É incrível, mas Deus não nos quer apenas como servos, mas como amigos: “ Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer.”(João 15.14-15). Como é que isto poderia transformar nossa vida cristã?
O cristianismo não é apenas uma entre muitas religiões, mas a verdade completa de Deus. E Jesus Cristo é o único Caminho para Deus (cf João 14.6; Atos 4.12).  


Por rev. Ronaldo P Mendes