PECADO TRAZ CONSEQUÊNCIAS

“A vossa terra está assolada, as vossas cidades, consumidas pelo fogo; a vossa lavoura os estranhos devoram em vossa presença; e a terra se acha devastada como numa subversão de estranhos. A filha de Sião é deixada como choça na vinha, como palhoça no pepinal, como cidade sitiada. Se o SENHOR dos Exércitos não nos tivesse deixado alguns sobreviventes, já nos teríamos tornado como Sodoma e semelhantes a Gomorra.”(Isaías 1.7-9)
O pecado sempre traz consequências. Israel, o reino do norte, já sentia o peso do julgamento. Soldados do exército assírio ocupavam suas cidades. Os poucos sobreviventes eram escravizados e expatriados.

A Assíria também se aproximava de Judá. As fronteiras ao norte já estavam cercadas, mas nem assim o aviso de Deus era ouvido pelo reino do sul. A vizinhança de Jerusalém experimentava um duro destino: “suas cidades… destruídas a fogo; seus campos…. tomados por estrangeiros…”.

Diante desse quadro dramático, Isaías relembra a história de Sodoma e Gomorra, cidades que ilustram o julgamento de Deus contra o pecado e que, num segundo plano, atestam sua misericórdia na preservação de um remanescente. Israel já estava arruinado, como Sodoma e Gomorra. Mas, assim como poupou a vida de Ló ao destruir as duas cidades (Gênesis 18 – 19), o Senhor havia poupado alguns dos cidadãos de Judá, que agora lembravam ao restante da nação a urgente necessidade de arrependimento.

Nossos dias também são marcados por decadência moral e espiritual. Como os poucos sobreviventes de Judá, nós também somos chamados a atestar o juízo e a misericórdia de Deus, e a convidar pecadores ao arrependimento.

Que o Senhor Deus, nos ajude a honrá-lo e a testemunhar ao mundo pecador a urgente necessidade de arrependimento. Amém.

3 Comentários

  1. Graça e paz

    parabéns pelo blog..

    quanto ao texto, estou de pleno acordo!
    pecado traz consequencia…confundimos perdão de pecados com a eliminação das consequencias pecaminosas dos nossos pecados…

    Davi, pecou…Deus o perdou, mas consequencias de seus atos perduram

    as consequencias da propria queda esta latente até hoje.
    o homem saiu do estado de inocência para consciência…a natureza humana foi afeta pelo pecado, mas isso não impediu ao E.s de fazer do nosso corpo seu templo..
    enfim…
    Carlos Herrera
    cativosporcristo.blogpost.com

Comentários não permitidos.