O que é um Discípulo?

Visto que Jesus instruiu os apóstolos a fazerem discípulos, é necessário definir a palavra discípulo. Na sociedade grega antiga, o termo discípulo era usado para descrever um aluno ou aprendiz de um homem sábio. Discípulos eram pessoas que buscavam conhecimento e sabedoria. Nas escolas filosóficas gregas, um discípulo era uma pessoa que se submetia a um talentoso professor. Esse processo de discipulado envolvia uma relação íntima com o filósofo, bem como uma dependência do mesmo.

O Novo Testamento define um discípulo como uma pessoa que crê em Jesus Cristo e então gasta o restante de sua vida seguindo os meios de graça. Os discípulos devem estudar a palavra de Deus e se submeterem a todos os ensinos de Cristo. Porque Jesus delegou autoridade a servos ordenados para o ensino, parte de ser um discípulo envolve unir-se a uma igreja e se submeter aos presbíteros dessa igreja: “Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas” (Hb. 13:17). Sem dúvida, os crentes devem se submeter aos presbíteros somente quando estes ensinam o que Cristo ordenou. Quando os presbíteros de uma igreja particular ensinam coisas contrárias à lei-palavra de Cristo (e.g., liberalismo, psicologia popular, feminismo, antinomianismo, arminianismo ,dispensacionalismo, etc.), deve-se deixar essa igreja para ser um discípulo fiel.Um discípulo de Jesus Cristo submete cada área de sua vida ao Rei. Nenhuma área da vida é excluída de sua autoridade: “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” (Tg. 1:22).

Por: Brian Schwertley, Fonte: Extraído e traduzido do livro “The Great Commission”(Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto – http://www.monergismo.com/, ) Adaptação para o blog Rev.Ronaldo P. Mendes

1 Comentário

  1. Hola Bendiciones, pastor, deseo que El Rey de reyes, continúe usando su vida y ministerio para la edificación del cuerpo de Cristo y lleve luz a los que aún no han recibo a Cristo en su corazón.

    atentamente:
    Luisa Loida Torres
    Maestra en el Instituto Bíblico Betel Central de las Asambleas de Dios en San Salvador El Salvador, Centroamérica.

Comentários não permitidos.