O QUE É A IMAGEM DE DEUS NO HOMEM?

Assim como todos os animais, também fomos criados por Deus. Mas, há algo em nós que nos torna diferente de todas as demais criaturas que Deus criou. A Bíblia nos mostra que Deus nos fez à sua imagem e semelhança (Gênesis 1.26).
Como Deus é pessoa assim o homem também é; e esse é o caráter que distingue o homem dos demais animais. O homem é um ser inteligente, capaz de aprender e ensinar.

O Conceito Histórico De Imagem E Semelhança:

Irineu (130 d.C.). Para ele havia uma distinção entre ”imagem” e “semelhança”, sendo a primeira nas características corporais, e a última na natureza espiritual do homem . Em seu livro “contra a heresia” para refutar a doutrina do gnosticismo Irineu afirma que embora o homem tenha sido criado à imagem de Deus, ele perdeu a semelhança na queda.

Tomás de Aquino (1225-1274), “ele situa a imagem de Deus fundamentalmente no intelecto ou razão do homem.” Para Tomás de Aquino “A imagem de Deus é uma concepção abstrata e estática, muitíssimo afastada da dinâmica da imagem bíblica a respeito do Homem.”

João Calvino : Segundo Calvino a imagem de Deus não é totalmente aniquilada pela Queda, mas é terrivelmente deformada: o homem antes de cair, possuía a imagem de Deus em sua perfeição, mas a Queda trouxe um efeito devastador essa imagem

O Conceito Bíblico:

As Escrituras nos dizem (Gênesis 1.26). Mas, o que quer dizer isso? “isso significa que ele (Deus) pretende fazer uma criatura semelhante a si.”

Portanto possui um relacionamento com Deus totalmente diferente daquele que as demais criaturas possuem. (Obs. Sobre nenhuma outra criatura é dito, nem sobre os anjos, que eles foram criados à imagem de Deus e exibem essa imagem)

Gênesis 1. 27-28 ,essa criação do homem à imagem de Deus deve expressar especialmente sobre seu domínio sobre toda a terra, sobre toda a criatura.

O HOMEM À IMAGEM DE DEUS

Termos Bíblicos Para Imagem E Semelhança
(Gênesis 1.26). As palavras hebraicas que exprimem ‘imagem’(tselem) e ‘semelhança’ (demuth) se referem a algo similar, mas não idêntico à coisa que representa ou que é uma ‘imagem’. A palavra ‘imagem’ pode ser usada para exprimir algo que representa outra coisa . (tselem e demuth) simplesmente explica uma a outra. Charles Hodge colocou bem quando disse que “Imagem e semelhança significa uma imagem que se assemelha.”

1- A palavra hebraica para imagem tselem, é derivada da raiz que significa ‘esculpir’ ou ‘cortar’.
2 – A palavra tselem indica que o homem reflete a imagem de Deus, ou seja, ele é uma representação de Deus.
3 – A palavra hebraica para semelhança, demuth, vem de uma raiz que significa ‘ser igual’. Poderia se dizer, então, que a palavra demuth em Gênesis 1 indica que a imagem é também uma semelhança.

Obs. O termo imagem, embora contenha a idéia de semelhança física, naturalmente não se limita a essa idéia, pois ela não se aplica a Deus, porque ele não tem corpo. Ela traz também a idéia de imagem espiritual. O termo “semelhança” é mais abstrato do que o termo “imagem”, e cada um deles refere-se a todo o homem, e não apenas a uma das partes do homem. O uso dos dois termos serve para dar ênfase à similaridade entre Deus e o homem.

O HOMEM NO SEU ESTADO DE RETIDÃO

O homem criado à imagem de Deus perfeito; mas o que consiste essa imagem perfeita?

1- Na semelhança natural a Deus, ou personalidade; 2 – Na semelhança moral com Deus ou santidade. A imagem original antes da Queda incluía tanto os dons naturais como as qualidades espirituais designadas como justiça original, que é o real conhecimento, e o que já destacamos: “santidade e justiça”.

A imagem e semelhança no homem traz o aspecto do domínio sobre a terra; Gênesis 1.26- 28

A IMAGEM DE DEUS NO HOMEM DEPOIS DA QUEDA

A Imagem Distorcida:(Gênesis 2.16-17). Com certeza se Adão e Eva tivessem obedecido a esse mandamento, quem sabe o que teria sido a história da raça humana. O que aconteceu com a imagem de Deus no homem depois dessa desobediência?
1- O homem sem dúvida não é tão plenamente semelhante a Deus como era antes.
2- Sua pureza moral se perdeu, e seu caráter pecaminoso certamente não espelha a santidade de Deus.
3- Seu intelecto está corrompido pela falsidade e pelo engano;
4- Suas palavras já não glorificam continuamente a Deus;
5- Seus relacionamentos muitas vezes são controlados pelo egoísmo, já não pelo amor, e assim por diante.

Obs. Embora o homem ainda seja a imagem de Deus, em cada aspecto de sua vida, alguns elementos que reflete essa imagem foram distorcidos ou perdidos. “Eis o que tão-somente achei: que Deus fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astúcias.” (Eclesiastes 7.29).“ Se alguém derramar o sangue do homem, pelo homem se derramará o seu; porque Deus fez o homem segundo a sua imagem. “ (Gênesis 9.6).

O homem ainda é a imagem de Deus: “Com ela, bendizemos ao Senhor e Pai; também, com ela, amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.. Tiago (3.9), mas em pecado: “Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis.” (Rom.1.22-23) .
Após a queda do homem, a imagem de Deus não foi aniquilada, mas pervertida.

Os dons, talentos e habilidades humanas não foram destruídos pela Queda, mas o homem passou, a partir de então, a usar esses dons de modo contrário à vontade de Deus.
Por isso existe a idolatria: O homem decaído, ao invés de adorar ao Deus verdadeiro, adora a ídolos.

A RESTAURAÇÃO DA IMAGEM DE DEUS NO HOMEM

1- A restauração é o que acontece no processo da “redenção”, no Novo Testamento: “e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;” (Colossenses 3.10).
2- A medida em que vamos crescendo no verdadeiro conhecimento de Deus, da sua palavra e do seu mundo, começamos a pensar cada vez mais os pensamentos que o próprio Deus tem. “Na regeneração o homem é renovado à imagem de Deus; essa imagem, nos dois casos, deve ser a mesma, e inclui santidade – Efésios . 4.24.”
A santificação, portanto, deve ser entendida como renovação progressiva da imagem de Deus.
3 – A restauração da imagem de Deus no homem significa que o homem agora, é capacitado a estar apropriadamente voltado para Deus. Mas o que isso envolve? Envolve a adoração a Deus de forma correta não a ídolos; buscar a Deus em oração para a necessidade, agradecer a Deus devido as grandes bênçãos, e também amar a Deus (Marcos 12.30-33) e (1Coríntios 2.16);.

A COMPLETA RESTAURAÇÃO DA IMAGEM DE DEUS NO HOMEM


Uma das ricas promessas que vemos nas Escrituras é que “E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial.”; (1Coríntios 15.49). A Bíblia nos diz que Cristo é quem cria no homem a nova imagem (Colossenses 1.15), Paulo ainda diz na carta aos Romanos. “Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” (Romanos 8.29).

Uma vez que Cristo e seu povo são um, este povo também participará da glorificação. Na ressurreição, nosso corpo de humilhação será transformado a fim que seja semelhante ao corpo glorioso de Cristo (lit. ‘ao corpo da sua glória’ cf Filipenses 3.21).
Em Jesus vemos a semelhança humana a Deus como ela foi originalmente concebida, e deve para nós ser motivo de alegria o fato de ter Deus nos predestinados a ser “Conformes à imagem de seu filho” (Rom. 8.29).

“Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é.” (1 João 3.2).

Por: Pr Ronaldo P Mendes

1 Comentário

  1. Olá Pr. Ronaldo, Graça e paz da parte do Senhor Jesus.

    Verdadeiramente a Bíblia descreve esta criação do homem com detalhes sublimes, projetado a imagem e criado a semelhança de Deus Gn-1:26,27).Mas ouve a queda, agora vemos o Salmista no Sl-8:3-9, descrever de forma saldosista esta criação, tão gloriosa porem destituida por causa da desobediencia do homem.
    Mas o autor da carta aos Hebreus, nos trouxe uma esperança, sitando ele o mesmo Salmo, ele diz: Em certo lugar testificou alguém dizendo: Quem é o homem, para que dele te lembres?……..Vemos, porém, coado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que,pela graça de Deus, provasse a morte por todos. Assim cendo Cristo veio para resgatar a imagem de Deus em nossa vidas… Amem!

    Deus te abençoe em nome de Jesus…

Comentários não permitidos.