O Propósito de Deus no Sofrimento

Hebreus 12:6, 11: “Porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a qualquer que recebe por filho … E, na verdade, toda correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas, depois, produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela.”

Há uma grande diferença entre punição e correção, que faremos bem guardar em mente quando o Senhor nos conduz a caminhos de doença e adversidade.

Há, em primeiro lugar, uma diferença com respeito ao motivo e razão para ambos. O motivo da punição é a justa ira de Deus contra o pecado; o motivo da correção é o seu amor eterno. “Porque o Senhor corrige a quem ama” (Hebreus 12:6).

Há uma diferença, também, com respeito ao propósito. O propósito do castigo é a vindicação da justiça; o propósito da correção é instrução e santificação: “Para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade” (Hebreus 12:10).

E assim, finalmente, há uma diferença com respeito ao resultado ou fim. O fim da punição é a morte eterna; o fim da correção é a glória eterna. Nosso Deus nunca pune seus filhos, pois Cristo suportou toda nossa punição sobre a cruz; mas ele os corrige, para que possam ser exercitados através disso (Hebreus 12:11).

Entendamos isto pela fé, e saibamos que ele sempre nos ama.

Para conforto adicional, leia:

“Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo.” (1 Pedro 1:6-7)

Herman Hoeksema – Fonte: http://www.cprf.co.uk/index.htm

3 Comentários

  1. As da Bíblia com relação amor e a justiça de Deus sempre precisa ser ressaltados, nestes tempos onde o sofrimento é visto como diabólico e prosperidade como de Deus, é preciso parar e refletir a ótica das Escrituras a respeito. Por isto poucos são aquele que ousam abordar temas deste porte, porque o que as pessoas estão buscando é como parar de sofrer e não entender o que o sofrimento quer dizer.

    E que este blog continue sendo um meio de transmitir as verdades da Bíblia.

  2. Excelente artigo. Que todos possam entender as riquezas vindas do sofrimento, e assim compreenderem que tudo é para glória de Deus!

    Copiei do seu site a parte sobre pedidos de oração e colei no meu blog.

    Meu irmão fica na benção e manterei contatos com o amado irmão. Ore por meu ministerio, pois , necessito da or~ção dos santos.
    um abraço!

  3. Olá Ronaldo aqui é o Marcão, eu gostei muito de seu blog, quero dizer que esta muito bem organiza seu material nele exposto, desejo a você felicidades, e um forte abraço, de seu amigo Pr. Marcos até mais, entre em contato.

Comentários não permitidos.