FIEL APESAR DAS ADVERSIDADES

“24 Aboliu também Josias os médiuns, os feiticeiros, os ídolos do lar, os ídolos e todas as abominações que se viam na terra de Judá e em Jerusalém, para cumprir as palavras da lei, que estavam escritas no livro que o sacerdote Hilquias achara na Casa do SENHOR. 25 Antes dele, não houve rei que lhe fosse semelhante, que se convertesse ao SENHOR de todo o seu coração, e de toda a sua alma, e de todas as suas forças, segundo toda a Lei de Moisés; e, depois dele, nunca se levantou outro igual. 26 Nada obstante, o SENHOR não desistiu do furor da sua grande ira, ira com que ardia contra Judá, por todas as provocações com que Manassés o tinha irritado. 27 Disse o SENHOR: Também a Judá removerei de diante de mim, como removi Israel, e rejeitarei esta cidade de Jerusalém, que escolhi, e a casa da qual eu dissera: Estará ali o meu nome. 28 Quanto aos mais atos de Josias e a tudo quanto fez, porventura, não estão escritos no Livro da História dos Reis de Judá?” ( 2Rs 23.24-27)

Josias (“o Senhor sara”) era o décimo sexto rei de Judá. Rei justo e excepcional (cf 2Rs 22.1). Renovou o templo e reformou o culto. Ele viveu no mesmo período de Sofonias (profeta de Judá) e de Jeremias. O seu período foi depois da queda do reino do Norte (Israel) derrotado pela Assíria 100 anos antes. O reino do sul (Judá), estava próximo a ser levado para o cativeiro, dessa vez pela Babilônia, que também foi e destruiu a Assíria. O seu pai se chamava Amom, um rei idólatra (cf 2Rs 21.19-20).

Dizem que “filho de peixe peixinho é”, porém Josias desmente essa frase. Seu pai e seu avô Manasses, foram péssimos reis, porém Josias era homem íntegro e fiel. Ele nos mostra que:

É possível viver uma vida de fidelidade em meio a um mundo de apostasia!

I) SER FIEL A DEUS É ABOMINAR AS PRÁTICAS ERRADAS DE CULTO (V.24)

Josias tinha firmado aliança com Deus (cf 23.2-3) –“O rei subiu à Casa do SENHOR, e com ele todos os homens de Judá, todos os moradores de Jerusalém, os sacerdotes, os profetas e todo o povo, desde o menor até ao maior; e leu diante deles todas as palavras do Livro da Aliança que fora encontrado na Casa do SENHOR. O rei se pôs em pé junto à coluna e fez aliança ante o SENHOR, para o seguirem, guardarem os seus mandamentos, os seus testemunhos e os seus estatutos, de todo o coração e de toda a alma, cumprindo as palavras desta aliança, que estavam escritas naquele livro; e todo o povo anuiu a esta aliança.” – Josias fez um voto de fidelidade em meio a um povo que se apostatara da fé.

Por causa disso ele abominava as práticas erradas de culto (v.24) – Ele continua a sua reforma (cf 4-20), mas agora ele passa a tirar os ídolos domésticos, pois cada pessoa tinha um ídolo. Obs. Ele aboliu os ídolos, não por querer fazer o culto do seu jeito, mas fez por causa da lei de Deus (v.24b).

No Novo Testamento, os apóstolos alertaram a igreja quanto a forma de cultuar a Deus: “Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência,” (1Tm 4.1), e ainda lemos: “Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.” (2Pe 2.1). Como é difícil conservar o verdadeiro culto a Deus, conforme as Escrituras! Em um mundo materialista o dinheiro é o deus desse século. Mas não somente isso, o misticismo tem sido outro obstáculo para o verdadeiro culto a Deus. O emocionalismo exagerado também tem maquiado a verdadeira forma de cultuar a Deus! Precisamos de Reforma urgente em nossos dias!

II) SER FIEL A DEUS É SER ÍNTEGRO EM TODAS AS SUAS OBRAS (V.25)

Em meio a apostasia, Josias andava com Deus – Não existia ninguém, além de Josias, naquela época, que: “…se convertesse ao SENHOR de todo o coração, de toda a sua alma e de toda as suas forças segundo toda a lei de Moisés…”(v.25b) – Vemos outro exemplo: “Eis a história de Noé. Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus.” (Gn 6.9) – “andar” significa ter intimidade com Deus, comunhão, oração. Mas ainda há outro exemplo: “Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si.” (Gn 5.24) – Todos viveram em períodos diferentes, mas com a mesma fé! É possível viver assim como estes homens!

Viver de forma piedosa neste mundo, não é fácil: “Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.” (2Tm 3.12) – Imagine o quanto Josias teve dificuldades com aquele povo idólatra. Com certeza, ser fiel em meio a um “povo de impuros lábios” (cf Isaías 6.5) não é fácil. Ser piedoso, ás vezes, significa passar por aflições (cf Jo 16.33).

É possível sermos íntegros, corretos, honestos, incorruptíveis neste mundo, assim com Josias. Precisamos buscar crescimento através da comunhão com Deus.

III) SER FIEL A DEUS NÃO QUER DIZER QUE VAMOS MUDAR OS PLANOS DE DEUS OU VIVER CONFORTÁVELMENTE (VV.26-27)

Muitos pensam que por sua piedade vão “convencer” a Deus – Esse é um pecado a que todos nós estamos sujeitos. Podemos pensar:“Porque sou piedoso, Deus vai abençoar a minha família” . É claro que há promessas de bênçãos, mas também há promessas de juízo! Diante disso como agir? “O coração sábio procura o conhecimento…” (Pv 15.14). Procurar o conhecimento da vontade de Deus evitará que pratiquemos o pecado de tentar molda-lo a nossa imagem.

Josias foi piedoso e íntegro, no entanto ele não obteve sucesso em sua Reforma (v.26-27): “Nada obstante, o SENHOR não desistiu do furor da sua grande ira, ira com que ardia contra Judá, por todas as provocações com que Manassés o tinha irritado. Disse o SENHOR: Também a Judá removerei de diante de mim, como removi Israel, e rejeitarei esta cidade de Jerusalém, que escolhi, e a casa da qual eu dissera: Estará ali o meu nome.” A Reforma religiosa de Josias não trouxe muito efeito, pois nem mesmo Jeremias a menciona (cf Jr 5). O pecado de Judá deveria ter punição e isso era irrevogável.

Josias era piedoso, mais isso não o livrou de ser morto em batalha (2Rs 23.29) – “Nos dias de Josias, subiu Faraó-Neco, rei do Egito, contra o rei da Assíria, ao rio Eufrates; e, tendo saído contra ele o rei Josias, Neco o matou, em Megido, no primeiro encontro.” – Se isso acontecesse em nossos dias poderíamos dizer: Cadê o Senhor que não defendeu seu servo fiel?!!

Quantas vezes pensamos que Deus é nosso igual? Achamos que a nossa fé ou a nossa piedade mudarão o Senhor e assim ele terá misericórdia de nós. Nem sempre é assim, às vezes os planos do Senhor são outros. Alguns podem dizer: “sou filho do rei” nenhum mal me acontecerá! É claro que há promessas assim na Bíblia como “o maligno não nos toca” (1Jo 5.18), “nossa alma está segura em Deus” (Sl 121.7). Mas existem provações que são também bênçãos de Deus (cf Rm 5.2-5). Deus não é um “gênio da lâmpada” que realiza os nossos desejos. Por isso precisamos buscar o conhecimento da vontade de Deus através de uma vida piedosa de oração e leitura da Palavra.

Você quer ter uma vida assim, então observe o exemplo de Josias. O culto deve ser somente ao Senhor. Viva com integridade e por fim não pense que a sua piedade vai mudar o coração de Deus. Conheça a Sua vontade com oração e a leitura da sua Palavra. Seja:
FIEL APESAR DAS ADVERSIDADES

Autor: Rev Ronaldo Mendes (Sermão pregado por ocasião do culto na 1ª IPCB de Barra do Garças-MT.
)

5 Comentários

  1. olá, visitei su blog, me tornei seguidora, vou te aceitar tb na comunidade dos blogs cristãos, não tive tempo de ler seu post, amanha volto com mais tempo, depois passa lá no meu blog tb! aguardo sua visita!

  2. Oi Reverendo Ronaldo! Obrigado pelos elogios! eu tenho em emnte um blog constrtutivo, que sirva como agregador, um distribuidor de bons materiais evangelicos reformados, e que seja uma pedrinha que ajude na edificação da igrejapara templo santo do Senhor (Efesios 2). MAs de vez em quando não resisto e coloco alguma coisa apologética, hehe( tipo esses ultimos artigo sobre a Igreja universal)
    Coloqueiseu banner no blog. não está no lugra certo ainda pois o Chome é meio doiod, mas obrigado pela parceria!
    Abraços
    Armando Marcos

  3. Olá Rev. Ronaldo!
    Agradeço pela visita e também pelo apoio! Retribuo, afirmando minha anuência ao que colocaste. Coloquei o Solus Christus na lista dos blogs que recomendo.
    Um grande abraço!
    SOLI DEO GLOGIA

  4. GRAÇA E PAZ REV. RONALDO. O SEU BLOG É MUITO EDIFICANTE QUE DEUS CONTINUE A LHE UZAR PARA FALAR COM CLAREZA A PALAVRA DE DEUS. ENTRE EM NOSSO BLOG E DEIXE O SEU COMENTÁRIO! UM ABRAÇO!

  5. Aconchegado em ti mesmo
    Se tiver necessidade de sentir alegria
    tens que entender que é a tua própria sede
    que o levará à fonte onde a mesma jorra sem limites.
    Se tiver necessidade de não sentir a escuridão envolvendo-te, dando a certeza de que é
    o teu destino estar selado a ela,
    procura o que em ti arde em luz
    e lá estabelece tua conexão.
    Quando escolhes o medo por teu guia,
    tens que saber que muitos enganos serão cometidos.
    Procura, pois, pelo teu coração e este saberá como proceder, pois em sua sabedoria, reconhece o medo como uma grande ilusão.
    Se tiver espaços vazios dentro de ti que
    causam-te sofrimento e uma sensação
    estranha de estares perdido,
    alimenta apenas o que de bom a vida te oferece;
    Para então, poder sentir que as bênçãos,
    dia a dia, são tuas e são muitas.
    Se te sentes sozinho, física e espiritualmente, aconchega-te em ti mesmo…
    E vê, não há melhor companhia para estares, pois ai está o tesouro que te foi dado quando iniciastes esta jornada que atende pelo nome de vida.
    Portanto, vai contigo, vai com o teu coração, com a tua clareza, com a tua sede de ser feliz.
    E lembra-te de não descansar teus olhos
    nas águas que já se foram.
    Alinha tua atenção naquilo que estás a viver agora, neste momento.
    Pois é o único espaço onde podes, e deves,
    usufruir de ti mesmo, de todas as possibilidades
    que existem para que sejas íntegro
    e verdadeiramente fiel à presença do amor.
    Idaci – São José dos Campos São Paulo
    Abraços e obrigado pela visita e volte sempre
    Espero uma visita nos nossos blogs muita paz no coração Idaci

    http://noticiasjornaistv.blogspot.com/

    http://curiosidadesdoplantaterra.blogs.sapo.pt/

    Olá Pastor Olhando sua biografia contatei que morou no Sub Distrito de Riacho Grande SBC SP

    Quero dizer que muitas vezes estive lá com meu esposo seja no Historiu ou pescando póis moravamos em São Caetano do sul onde temos parentes e estamos sempre ai que Deus o abençoe na sua caminhada. Idaci

    São José dos Campos SP

Comentários não permitidos.