A RESSURREIÇÃO DA FILHA DE JAIRO

49 Falava ele ainda, quando veio uma pessoa da casa do chefe da sinagoga, dizendo: Tua filha já está morta, não incomodes mais o Mestre. 50 Mas Jesus, ouvindo isto, lhe disse: Não temas, crê somente, e ela será salva. 51 Tendo chegado à casa, a ninguém permitiu que entrasse com ele, senão Pedro, João, Tiago e bem assim o pai e a mãe da menina. 52 E todos choravam e a pranteavam. Mas ele disse: Não choreis; ela não está morta, mas dorme. 53 E riam-se dele, porque sabiam que ela estava morta. 54 Entretanto, ele, tomando-a pela mão, disse-lhe, em voz alta: Menina, levanta-te! 55 Voltou-lhe o espírito, ela imediatamente se levantou, e ele mandou que lhe dessem de comer. 56 Seus pais ficaram maravilhados, mas ele lhes advertiu que a ninguém contassem o que havia acontecido. (Lucas 8.49-56)
Esta passagem contém uma das três ocasiões nas quais o Espírito Santo achou conveniente registrar o ato de nosso Senhor Jesus em trazer de volta à vida uma pessoa morta. As duas outras ocasiões são a ressurreição de Lázaro e a do Filho da viúva de Naim. Em todos estes casos, vemos que a vida foi imediatamente restaurada mediante a ordem de Cristo. Veremos algumas lições importantes com base neste texto:

O DOMÍNIO DA MORTE É UNIVERSAL SOBRE OS FILHOS DOS HOMENS – Nós a vemos chegando à casa de um homem rico e num golpe tirar-lhe um ente querido. “Veio uma pessoa da casa do chefe da sinagoga, dizendo: Tua filha já está morta”(v.49). Notícias como estas constituem um cálice amargo que temos que beber neste mundo. Nenhuma outra coisa fere tanto o coração de uma pessoa quanto a morte e sepultamento de um ente querido.
A morte é realmente um inimigo cruel, não faz distinção em seus ataques; alcança a mansão do rico e o casebre do pobre. Não poupa os jovens, os fortes, os bonitos, assim como não poupa os mais velhos, os enfermos e os de idade bastante avançada. Nem todo o ouro do mundo, nem toda a habilidade dos médicos podem fazer a morte retirar sua mão de nosso corpo, no dia do seu poder.
Estes são pensamentos melancólicos e poucos gostam de ouvi-los. O assunto da morte é um assunto que as pessoas evitam e sobre o qual recusam meditar. O homem pensa que todos os demais são mortais, exceto ele mesmo. Com certeza, estar preparado para este grande dia faz parte da vida de um homem sábio. Existe razão para não nos prepararmos? Porque existe Alguém que pode nos livrar do temor da morte (Hb 2.15). Cristo venceu a morte e “trouxe à luz a vida e a imortalidade, mediante o evangelho” (2Tm 1.10). Aquele que crê em Jesus tem a vida eterna e, ainda que morra, viverá (Jo 6.47; 11.25). Creiamos no Senhor Jesus, e, quando ela lançar seu aguilhão, diremos, juntamente com o apóstolo Paulo: “Para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro”(Fp 1.21).
Esta passagem ainda nos ensina que:
A FÉ NO AMOR DE NO PODER DE CRISTO É O MELHOR REMÉDIO EM TEMPOS DE AFLIÇÃO – Quando ouviu a notícia de que a filha do chefe da sinagoga morrera, Jesus disse: “Não temas, crê somente, e ela será salva”(v.50). Sem dúvida, estas palavras foram pronunciadas com referência imediata ao milagre que nosso Senhor realizaria. No entanto, não precisamos duvidar que foram proferidas tendo em vista o perpétuo benefício da igreja de Cristo. Tinham o propósito revelar-nos o grande segredo do consolo em tempos de aflição. O segredo é exercer fé, confiando na compaixão de Cristo e em sua poderosa mão – em uma palavra, crer.
A súplica por mais fé deve fazer parte de nossas orações diárias. Visto que desejamos sempre ter paz, calma e quietude de espírito, oremos constantemente: “Senhor, aumenta-nos a fé” (Lc 17.5). Sem fé, seremos constantemente abatidos e nos sentiremos intranqüilos. A fé “não se atemoriza de más notícias” (Sl 112.7); ela pode aquietar-se e esperar dias melhores. A fé é capaz de levantar seus ebenézeres diante de quaisquer circunstâncias e cantar louvores em meio a qualquer situação. “Aquele que crê não foge”(Is 28.16). “Tu, SENHOR, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti.”(Is. 26.3). Se desejamos ter uma jornada tranqüila durante nossa vida deste mundo, precisamos “crer”.
E por último, esta passagem ainda nos ensina sobre:
O INFINITO PODER QUE NOSSO SENHOR POSSUI SOBRE A MORTE – Ele foi à casa de Jairo e transformou a tristeza em alegria. Pegou a mão do corpo sem vida da filha do chefe da sinagoga e disse: “Menina, levanta-te!” Imediatamente, por intermédio daquela voz todo-poderosa, a vida lhe foi restaurada. “Voltou-lhe o espírito, ela imediatamente se levantou”(v.55).
Devemos nos sentir confortados com o pensamento de que existe um limite para o poder da morte. O rei dos terrores é bastante poderoso; muitas gerações ele já levou deste mundo, fazendo-as retornar ao pó. No entanto, graças sejam dadas a Deus, pois existe Alguém mais poderoso do que a morte, Aquele que disse: “Onde estão, ó morte, as tuas pragas? Onde está, ó inferno, a tua destruição?”(Os 13.14). Este é o Amigo dos pecadores, o Senhor Jesus Cristo. Ele demonstrará este mesmo poder a todas as pessoas, quando vier outra vez ao mundo. “O último inimigo a ser destruído é a morte” (1Co 15.26). “A terra dará à luz os seus mortos.”(Is 26.19).
Findemos nossa meditação sobre esta passagem com o reconfortante pensamento de que as coisas acontecidas na casa de Jairo, nesta ocasião, são apenas figuras do que acontecerão no futuro. Em breve virá a hora em que Cristo chamará dos sepulcros todo o seu povo e o reunirá, para que nunca mais estejam separados. Maridos crentes verão novamente suas esposas crentes. Pais crentes contemplarão de novo seus filhos crentes. Cristo unirá toda a sua família em uma grande casa nos “novos céus e nova terra”, e as lágrimas serão enxugadas de todos os olhos.
Livro: Meditações no evangelho de Lucas, (J.C, Ryle); esboço e adaptação para o blog: Rev. Ronaldo P Mendes

1 Comentário

  1. A paz querida Rev. Ronaldo p., meu nome é Salviano Adão do blog; A única verdade em sua própria bíblia. O motivo do meu contato é porque gostaria de fazer uma parceria em nome de Jesus, já coloquei o seu banner em meu blog, passa la depois para dar uma conferida, e gostaria que sr. também colocasse o meu blog em seu blog, mas só se quiser.
    Que Deus abençoe e aguardo o seu contato.

Comentários não permitidos.